Para começar os trabalhos aqui no blog, gostaria de informar que nesta primeira postagem vou tentar fazer uma breve introdução sobre as dúvidas que surgem quando o assunto é comprar direto da China - sem intermediários.
Este relato pode ser uma fonte muito valiosa para todos que pretendem comprar pela primeira vez de sites
chineses como TinyDeal.com, DX.com ou AliExpress.com, mas têm receio. Nesta fase de indecisão surgem vários questionamentos, como por
exemplo: "tinydeal é confiável?", "comprar da china é seguro?", "como comprar no
aliexpress?" ou até mesmo "quais são os sites chineses que entregam no Brasil?".
Essas dúvidas são muito normais e a primeira coisa que a gente faz quando elas
surgem é ir para internet e pesquisar no Google. Jogar apenas algumas palavras no mecanismo
de pesquisa já é o suficiente para que surjam mais um milhão de incógnitas, pois basta ir no 'ReclameAQUI' para encontrar milhares de reclamações referentes as
negociações com diversos sites chineses, seja por que os vendedores não entregaram os pedidos ou porque as
mercadorias vieram com defeito, etc.
Por outro lado, em diversos sites e blogs sobre moda, roupas, brinquedos ou compras e
afins há relatos dos autores com fotos e descrição de todas as coisas que compraram nos
sites. Nesses casos, tudo chegou perfeitamente e inclusive alguns pedidos não demoraram nem 30 dias.
E agora, devo comprar ou não?
Vou tentar listar alguns fatores que podem ajudar na SUA decisão final:
Prós:
- Você deve sim levar em consideração as reclamações e os relatos negativos que encontrar na internet, mas não deve se basear totalmente nisso. Já que as transações com êxito e que foram realizadas com sucesso quase nunca entram nesta estatística, pois os que recebem as compras certinho não vão postar no 'ReclameAQUI' e não ficam dizendo em tudo quanto é canto que receberam - apenas os que tiveram problemas é que irão fazer isso.
- No caso das reclamações espalhadas em toda internet, posso dizer que realmente há sim vendedores que são pilantras e não enviam os produtos assim como no Mercado Livre ou nos sites do Brasil. Mas também penso que alguns brasileiros são exagerados e não esperam passar nem 15 dias (sendo que os produtos podem demorar até meses pra chegar) e já estão abrindo reclamação em tudo quanto é canto. Muitas vezes os produtos chegam no destino e a pessoa recebe após um tempo, mas ela nem lembra de retirar a queixa que postou contra aquele determinado site.
- Muita gente compra direto dos sites e sempre (ou quase sempre) recebem as coisas - há relatos na internet e de alguns amigos pessoais também.
- Este tipo de compra você deve fazer e esquecer, não adianta ficar ansioso do primeiro dia em diante e olhando o código de rastreamento de cinco em cinco minutos no site.
- Vale muito à pena se olharmos os preços e a quantidade infinita de coisas que está disponível.
- Muitos destes portais de vendas já tem o site todo em português, aceitam boleto bancário como forma de pagamento e também se necessário respondem a todas as reclamações dos usuários - mesmo que de forma meio automática e vaga às vezes.
Contras:
- Realmente há muitos casos de pessoas que compraram e não receberam nada até hoje. Apenas foi lhe informado um código de rastreio que não atualiza nunca.
- No site AliExpress.com alguns produtos são vendidos como originais e não são, nem de longe. Fiquem ligados, pois lá é como um MercadoLivre onde os vendedores podem fazer anúncios prometendo algo que não podem oferecer e o site muitas vezes não tem culpa, pois serve apenas como plataforma para as negociações.
- Devido ao tempo que os pacotes ficam sob posse de terceiros (me refiro ao fato de passar por muitas mãos a partir do momento em que é postado por eles até chegar na sua casa), os produtos podem sofrer avarias, quebrar durante o deslocamento e também acabarem sendo extraviados tanto lá na China como aqui mesmo no Brasil - é um risco muito grande.
- Há casos em que a pessoa fez um pedido grande de 150 unidades de um produto X, mas quando recebeu havia só 100 ou mandaram uma parte e depois ficaram enrolando e pedindo mais dinheiro ou afirmando que enviaram tudo, etc.
- Entre outras coisas, se você tiver problemas com a compra vai ser difícil reaver algum valor de um vendedor que mora lá na China. Portanto, escolha bem o site e veja se nele é possível abrir 'dispute' - ferramenta que protege o seu dinheiro de qualquer problema que venha a ocorrer. Se o site tiver uma sede ou equipe de suporte no Brasil as chances de solução aumentam bastante também.
Decisão Final
Juntando tudo, você coloca na balança e realmente fica complicado decidir se deve comprar ou não, tendo em vista que seu dinheiro provavelmente foi conquistado com esforço e seria uma sacanagem você pagar um valor X pra um chinês do outro lado do mundo e o safado não mandar nada ou mandar algo quebrado e depois ficar dando desculpas. Por outro lado, esses sites investiram milhões para entrar de vez no mercado brasileiro e teoricamente não se "sujariam" por alguns poucos dólares - e eles estão cada vez mais sérios e profissionais.
A decisão final é sua!

Adorei o seu artigo, natural e sem tendências.
ResponderExcluirAcho que a solução para isto passa por 1 optimo fornecedor...assim que for encontrado e se gerar confiança as coisas começam a acontecer naturalmente!
Muito bom, concordo com vc completamente.
ResponderExcluirMoro fora do pais, ate para mandar presentes para o Brazil e complicado...
Eles colocam impostos abusivos em cima de tudo, te tratam sem nenhum respeito, as encomendas demoram 20 anos para serem entregues, isso quando nao "some" magicamente, principalmente ser for coisas de marca...
E triste a real situacao do brasil :( nem sei se ainda tenho esperancas
ps. Segue meu blog, comecei agora mas tambem estarei falando de tudo um pouco, incluindo importacao.. Um abraco
http://corujinhaamiga.blogspot.com/